Grupo Sabará apresenta resultados atingidos com Gestão Socioambiental

Um ano após se tornar a primeira indústria do setor químico da América Latina a emitir títulos verdes, a empresa reiterou sua atuação sob os pilares do comprometimento ambiental de forma clara e transparente, conforme aponta relatório de parecer independente de pós emissão da SITAWI

Em 2019, a Sabará Químicos e Ingredientes, empresa do Grupo Sabará, especializada no tratamento de águas e focada no desenvolvimento de matérias-primas, tecnologias e soluções para o saneamento conseguiu captar R$ 20 milhões em uma emissão verde, os green bonds – instrumentos oferecidos pelo mercado de capitais para obtenção de recursos para projetos com benefícios ambientais.

Na ocasião, a SITAWI organização brasileira que desenvolve soluções financeiras para impacto social e assessoram setores a incorporar questões socioambientais na estratégia, gestão de riscos e avaliação de investimentos, confirmou, através de um relatório de parecer, que a emissão da Sabará estava alinhada aos Green Bonds Principles e, portanto, se caracterizava como Título Verde, em performance confortável em todas as dimensões analisadas: ambiental, comunidades, trabalhadores e sistema de gestão socioambiental.

No relatório desenvolvido em 2019, o Grupo Sabará se comprometeu em reportar anualmente a alocação de recursos e os benefícios ambientais do projeto. Pois bem, um ano depois, a Sabará Químicos e Ingredientes apresenta as evidências de comprometimento climático e benefícios ambientais advindos do projeto financiado:

• Todos os recursos captados foram integralmente alocados no projeto de acordo com a escritura da emissão e com o Parecer Independente de Pós Emissão. A gestão tem sido clara e transparente, e garantiu que os recursos fossem destinados ao projeto trazendo uma alternativa de baixo carbono ao mercado.
• Um dos principais benefícios ambientais gerados pelo projeto está associado a nacionalização do Clorito de Sódio anteriormente importado. Com o volume produzido em 2019 o Grupo evitou a emissão de 1.292,75 tCO2e em nosso escopo 3.
• Houve também um aumento da disponibilidade de água tratada para consumo humano a baixo custo uma vez que se nacionalizou a produção, não havendo mais a necessidade de importação. Em 2019 o volume produzido pela empresa e destinado a companhias de saneamento teve uma capacidade de tratar cerca de 40.075.000.000 litros de água, podendo atingir cerca de 998 mil pessoas/dia, número este baseado na média de consumo da ONU que é de 110 litros por pessoa/dia.

• O projeto também reafirma o compromisso do Grupo em contribuir com a Agenda 2030 da ONU e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) destacando neste projeto os objetivos 3 (Saúde e Bem-Estar), 6 (água potável e saneamento), 9 (indústria, inovação e infraestrutura), 12 (consumo e produção sustentáveis) e por fim 13 (ação contra a mudança global do clima).
• A planta de clorito de sódio se encontra em processo de certificação das Normas ISO 14001, 9001 e 45001, as quais ainda não foram concluídas devido à ocorrência da pandemia da covid-19.
• O Grupo Sabará realizou em seu website o reporte anual da Comunicação de Progresso (COP) referente às atividades do ano de 2019, dentro do compromisso assinado junto ao Pacto Global da ONU e lançou ainda o seu segundo Inventário de Gases de Efeito Estufa de forma voluntária, como compromisso adicional, reiterando sua atuação com as causas ambientais.
• Apesar de não terem sido relatados riscos socioambientais associados à planta, o Grupo Sabará ainda possui um Plano de Ação de Emergência, conforme requerido pela CETESB, para monitoramento e atendimento a qualquer eventual emergência. Neste plano, estão previstos cuidados especiais para realização das ações emergenciais em área que conserva suas características naturais, de modo a evitar impactos adicionais.
• Além disso, a operação da planta de Santa Bárbara d’Oeste tem a certificação do PRODIR, que consiste em um conjunto de princípios e práticas para assegurar a distribuição correta de produtos químicos, visando melhorias nos processos em relação à saúde, segurança e meio ambiente.

“O Grupo Sabará tem muito orgulho dos resultados. E orgulha-se ainda mais em poder oferecer processos 100% automatizados, com maquinários da mais alta tecnologia. Conquistas essas que mostram o quanto vale a pena empresas de qualquer porte se engajarem na busca de ações de extrema importância para um comportamento em prol da defesa de questões ambientais e sociais”, conclui Ulisses Sabará, CEO do Grupo Sabará.

Sobre a SITAWI
A SITAWI é uma organização brasileira que mobiliza capital para impacto socioambiental positivo. Desenvolvemos soluções financeiras para impacto social e assessoramos o setor financeiro a incorporar questões socioambientais na estratégia, gestão de riscos e avaliação de investimentos. Somos uma das 4 melhores casas de pesquisa socioambiental para investidores de acordo com o Extel Independent Research in Responsible Investment – IRRI 2019 e a primeira organização latino-americana a avaliar as credenciais verdes de títulos de dívida.

Sobre o Grupo Sabará:
O Grupo Sabará, com mais de 60 anos de história, é genuinamente brasileiro e reconhecido pela sua capacidade de inovação e adaptação. Por meio de seus vários ramos de atividade, o Grupo Sabará atua em todo o território nacional e possui distribuição em mais de 40 países ao redor do mundo. É especializado no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance, voltadas aos mercados de tratamento de águas, cosméticos, nutrição e saúde animal e às indústrias de alimentos e bebidas.

Feedback