Net zero: como as empresas podem contribuir para a redução nas emissões de gases de efeito estufa

No Grupo Sabará, o investimento em fontes renováveis de energia e aquisição de créditos de carbono fez com que as emissões fossem reduzidas acima da meta estabelecida

São Paulo, abril de 2023 – No ano de 2020, o Brasil emitiu 2,16 bilhões de toneladas de CO2 equivalente (tCO2eq), o que garantiu o posto de um dos principais emissores globais anuais. Apesar de pesquisadores afirmarem que o país tem potencial para alcançar a neutralidade de emissões, o cenário é complexo e desafiador.

De acordo com o relatório Neutralidade de Carbono até 2050: Cenários para uma transição eficiente no Brasil, realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e Centro de Economia Energética e Ambiental (Cenergia LAB), o país precisará alcançar emissões negativas de CO2 até 2040, para assim atingir a neutralidade de Gases de Efeito Estufa (GEE) no horizonte de 2050, uma década antes do momento de alcance da neutralidade climática do país.

No Brasil, o desmatamento e a agropecuária representam juntos 73% das emissões totais do país, e é urgente combater este tipo de ação degradante com investimento em iniciativas efetivas que envolvam governos e setores da economia como o agronegócio e indústria.

Pensando neste cenário, o Grupo Sabará tem voltado suas atenções para negócios que promovam a valorização da floresta em pé, e em 2022, por meio de sua unidade de negócio Concepta Ingredients – referência no fornecimento de ingredientes para diversas indústrias, com foco em produtos naturais, orgânicos e sustentáveis – investiu na criação do Programa Bio Abundância.

A iniciativa está baseada em cinco pilares: conectar pessoas em uma cadeia virtuosa de valor entre a riqueza da floresta e o mercado; conservar a floresta em pé; respeitar os povos e comunidades que nela habitam; incentivar o uso de ingredientes dos biomas brasileiros; e promover a inclusão socioeconômica e a redução da desigualdade social.

Pautado no engajamento de comunidades, cooperativas e associações agroextrativistas fornecedoras de insumos, o programa surgiu em busca de potencializar uma ação que já é contínua na Concepta Ingredients.

“Os ingredientes que oferecemos estão apoiados na capacitação de famílias e na conservação em diferentes biomas do Brasil, contribuindo com a manutenção indireta de cerca de 345 mil hectares de vegetação nativa por meio da valorização de produtos florestais não madeireiros”, explica André Sabará, Diretor Comercial da Concepta Ingredients.

A iniciativa envolve cerca de 2.100 famílias que trabalham na coleta e no processamento dos produtos, entre elas povos tradicionais, que encontram na atividade mais um motivo para permanecer em suas regiões de origem, possibilitando a geração de renda por meio dos insumos. “Os fornecedores também são incentivados a praticar o manejo sustentável nas atividades extrativistas e a variar o que chamamos de ‘cesta de produtos’, valorizando cooperativas e comunidades tradicionais e contribuindo para a segurança dos biomas e territórios”, finaliza André Sabará.

Reconhecimento e aporte internacional

 

Graças ao trabalho desenvolvido em comunidades dos biomas Amazônia, Cerrado e Caatinga, a Concepta Ingredients recebeu em 2022 um apoio financeiro do Dutch Fund for Climate and Development (DFCD) – Fundo Holandês para o Clima e Desenvolvimento, em tradução livre -, considerado um instrumento importante do governo holandês por contribuir para o Acordo de Paris e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), da ONU.

O aporte é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Concepta Ingredients, sendo um dos pontos primordiais o fato de a empresa ter como compromisso pagar um preço justo às comunidades locais, que são incentivadas a cuidar da floresta, além de promover práticas sustentáveis de coleta para garantir a proteção contra o desmatamento.

Energia limpa

 

Para reduzir as transmissões de carbono, é preciso investir em maquinários eficientes, buscar a não utilização de combustíveis de origem fóssil tanto na frota como na produção, além de serem necessárias mudanças no setor energético, que precisa diversificar a sua matriz com investimentos em fontes limpas e renováveis..

No ano passado, o Grupo Sabará apresentou o relatório de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) referente ao ano de 2021, que apontou uma redução de 5% na comparação com 2020, superando a meta do Grupo, que é diminuir 4,2% anualmente até 2030.

A análise é dividida em 3 escopos, sendo que as emissões indiretas do escopo 2, decorrentes da aquisição de energia elétrica, foram as grandes responsáveis pelo bom desempenho em 2021. Neste ano, o Grupo Sabará, que já possuía energia 100% renovável na sua unidade de Santa Barbara D’Oeste, adquiriu o I-REC, atestando o uso de energia limpa desta unidade, simbolizando o seu engajamento com a diminuição de gases e do impacto negativo gerado pelo consumo de energias produzidas a partir da queima de combustíveis.

“Com a certificação, o Grupo Sabará garante que a energia consumida nesta unidade seja proveniente de fontes limpas, e no nosso caso, de usinas eólicas. Antes disso, apesar de termos a garantia de uma energia renovável no site de Santa Barbara D’Oeste através de contrato, as emissões não eram calculadas pelo método de compra, porque não era possível confirmar a matriz de energia. Agora, isso é possível”, afirma Giovanna Cappellano, coordenadora de ESG do Grupo Sabará.

“Compensamos ainda 100% das nossas emissões dos escopos 1 e 2 em 2021, e iremos fazer o mesmo nas emissões de 2022”, finaliza a coordenadora.

Sobre o Grupo Sabará

 

O Grupo Sabará, com mais de 65 anos de história, é genuinamente brasileiro e reconhecido pela sua capacidade de inovação e adaptação. Há três gerações, o Grupo supera desafios e se destaca nos seus mercados de atuação. Seu compromisso com o bem-estar das pessoas ao redor do mundo vai além da oferta de produtos e serviços inovadores. Suas atividades levam em consideração as gerações futuras, com foco em soluções que garantam a sustentabilidade. Por meio de seus vários ramos de atividade, o Grupo Sabará atua em todo o território nacional e possui presença em países da América do Sul, América do Norte e Europa. É especializado no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance, voltadas aos mercados de tratamento de água no saneamento e indústria, nutrição e saúde animal e às indústrias de alimentos e bebidas. O desenvolvimento de seus produtos conta com o conhecimento e tecnologia 100% nacionais, fator que contribui para o Brasil se tornar referência em pesquisa de produtos em prol de um mundo sustentável.