Mudanças Climáticas: Como o Grupo Sabará tem aplicado práticas para reduzir seus impactos

Celebrado em 16 de março, o Dia Nacional da Conscientização sobre Mudanças Climáticas foi instituído com o intuito de mobilizar a população, viabilizar debates sobre as mudanças climáticas e buscar alternativas sustentáveis que possam reduzir esses impactos na Terra. Nesse contexto, o Grupo Sabará, multinacional brasileira especializada em proporcionar o que há de melhor em tecnologias sustentáveis, entende que o momento em que vivemos é crucial para combater as alterações climáticas.

Em fevereiro deste ano, o Rio Grande do Sul registrou uma temperatura histórica: 42,9 graus na cidade de Uruguaiana. Ainda no mesmo mês, um temporal em Petrópolis matou, pelo menos, 232 pessoas, uma tragédia de proporções sem precedentes. Anteriormente, as chuvas já haviam provocado estragos e mortes também em Minas Gerais, Bahia e São Paulo. Esses são exemplos recentes de como a natureza tem respondido ao comportamento humano, pois, apesar de diversos fatores provocarem alterações naturais, é notório que as ações humanas têm impulsionado o aquecimento global e as mudanças climáticas, principalmente, após a revolução industrial.

Entre as principais causas, estão as emissões de gases que intensificam o efeito estufa e o aquecimento global, os chamados gases do efeito estufa (GEE). Esses trabalham como uma forma de cobertor, impedindo que a radiação que recebemos do sol saia da atmosfera terrestre.

IPCC

Segundo o último relatório, divulgado em 28 de fevereiro de 2022, pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1988 com o intuito de compilar e divulgar os mais avançados conhecimentos científicos sobre mudanças climáticas, é indiscutível que a ação humana e está causando um aquecimento do globo e já ameaça bilhões de pessoas e ecossistemas cruciais. Desde a revolução industrial, a superfície da Terra esquentou 1,1 grau Celsius e, com isso, atualmente, já é possível observar uma piora dos eventos climáticos extremos, do colapso dos ecossistemas, das doenças transmitidas por animais, principalmente, os que se aproximam das áreas urbanas, da escassez hídrica e da redução de áreas cultiváveis devido à elevação das temperaturas.

De acordo com o relatório, estamos, agora, em direção a 1,5ºC de aquecimento. Segundo artigo publicado no World Resources Institute, caso seja atingido 2ºC, por exemplo, até 18% dos insetos, 16% das plantas e 8% dos vertebrados poderão desaparecer de mais da metade das áreas onde ocorrem. Além disso, com 2°C de aquecimento, projeta-se que 13% da área terrestre terá mudanças ou transformações de bioma: tundras podem virar florestas, por exemplo.

Conheça as principais ações do Grupo Sabará para combate às mudanças climáticas

O Grupo Sabará se orgulha de ser uma empresa engajada em cumprir com as suas responsabilidades em termos de alterações climáticas. Desde 2007, a empresa é signatária do Pacto Global da ONU e, publica, anualmente, sua Comunicação de Progresso sobre as ações em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Agenda 2030, com destaque aos objetivos 3 (Saúde e Bem-Estar), 6 (Água potável e saneamento), 8 (Trabalho decente e crescimento econômico), 9 (Indústria, inovação e infraestrutura), 11 (Cidades e comunidades sustentáveis), 12 (Consumo e produção sustentáveis) e, por fim, o objetivo 15(Vida terrestre).

Em 2016, Ulisses Sabará, sócio-diretor da empresa, foi reconhecido como Local SDG Pioneer, pela Conferência de Líderes do Pacto Global, por sua atuação em prol do ODS 15: Vida na Terra. Anos depois, em 2020, o executivo se tornou porta-voz oficial deste ODS ao ser nomeado na iniciativa Líderes com ImPacto do Pacto Global Brasil.

Além da classificação Ecovadis Gold pelo Compromisso Global com a sustentabilidade, o Grupo conquistou, também, o Selo de Uso de Energia Renovável para a planta localizada em Santa Bárbara d’Oeste – SP, que certifica que 100% da energia consumida pela unidade está lastreada pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e foi gerada por fontes de energias renováveis por meio de contrato de energia incentivada, tais como usinas eólica e solar, de pequenas centrais hidrelétricas e biomassa.

Recentemente, em outubro de 2021, a empresa assinou, em conjunto com um grupo de 107 empresas e 10 entidades setoriais, o documento “Empresários pelo Clima”, capitaneada pelo Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), no qual defende medidas para uma economia de baixo carbono e assume responsabilidades nessa transformação.

Ademais, o Grupo Sabará é a primeira empresa do Brasil, e a primeira do setor químico na América Latina, a ter as Metas Baseadas nas Ciências aprovadas (Science Based Targets Initiative – SBTi), iniciativa global coordenada em parceria por CDP, ONU, WRI (World Resources Institute) e WWF (World Wide Fund of Nature), que, na prática, funciona como um guia para as empresas desempenharem ações sustentáveis contra as mudanças climáticas com base no que há de mais atual em termos de ciências climáticas para redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE).

“Temos em nossa estratégia diversas atividades e iniciativas com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável, como a associação com o CDP (Carbon Disclosure Project) por meio da ferramenta Benchmark Club nos temas de Mudanças Climáticas e Segurança Hídrica e com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), duas das três maiores plataformas de engajamento no Brasil, além de outras iniciativas com empresas, instituições e comunidades do entorno. Nosso intuito é nos mantermos como parte de uma cadeia global virtuosa, gerando propósito e buscando incentivar outras indústrias e pequenas e médias empresas a apostarem na jornada sustentável”, afirma Giovanna Cappellano, coordenadora da área de ESG do Grupo Sabará.

Sobre o Grupo Sabará

O Grupo Sabará, com mais de 65 anos de história, é genuinamente brasileiro e reconhecido pela sua capacidade de inovação e adaptação. Há três gerações, o Grupo supera desafios e se destaca nos seus mercados de atuação. Seu compromisso com o bem-estar das pessoas ao redor do mundo vai além da oferta de produtos e serviços inovadores. Suas atividades levam em consideração as gerações futuras, com foco em soluções que garantam a sustentabilidade.

Por meio de seus vários ramos de atividade, o Grupo Sabará atua em todo o território nacional e possui presença em países da América do Sul, América do Norte e Europa.

É especializado no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance, voltadas aos mercados de tratamento de água no saneamento e indústria, nutrição e saúde animal e às indústrias de alimentos e bebidas.

O desenvolvimento de seus produtos conta com o conhecimento e tecnologia 100% nacionais, fator que contribui para o Brasil se tornar referência em pesquisa de produtos em prol de um mundo sustentável.