Grupo Sabará passa a fazer parte da Green Bond Transparency Platform (GBTP)

O recurso gratuito tem como objetivo fornecer referência para a divulgação das melhores práticas e apoio a todos os setores do mercado

Em 2019, a Sabará Químicos e Ingredientes, empresa do Grupo Sabará, especializada no tratamento de águas e focada no desenvolvimento de matérias-primas, tecnologias e soluções para o saneamento conseguiu captar R$ 20 milhões em uma emissão verde, os green bonds – instrumentos oferecidos pelo mercado de capitais para obtenção de recursos para projetos com benefícios ambientais. Com isso, o Grupo se tornou a primeira indústria do setor químico da América Latina a conseguir atender a critérios verdes, comprovando que as operações da nova planta de Clorito de Sódio contribuem positivamente para o desenvolvimento sustentável, com performance confortável em todas as questões analisadas: ambiental, comunidades, trabalhadores e sistema de gestão socioambiental.

A empresa, então, se comprometeu em reportar anualmente a alocação de recursos e os benefícios ambientais do projeto. Com isso, além de fazer o parecer de segunda opinião por meio da SITAWI, organização brasileira que desenvolve soluções financeiras para impacto social e assessoram setores a incorporar questões socioambientais na estratégia, gestão de riscos e avaliação de investimentos, agora, o Grupo Sabará passa a integrar também o GBTP, plataforma que facilita a divulgação de forma padronizada e formato simples sobre o uso dos recursos e os impactos de seus títulos.

A Green Bond Transparency Platform (GBTP), que em tradução livre significa Plataforma de Transparência de Títulos Verdes é uma iniciativa desenvolvida pelo Inter-American-Development Bank (IDB) para promover a transparência no mercado de títulos verdes na América Latina e Caribe (ALC). A plataforma visa apoiar a harmonização e padronização dos relatórios e permitir que todos os usuários analisem onde os rendimentos dos títulos são investidos e qual desempenho ambiental foi realizado. Já para os revisores externos, a plataforma fornece uma maneira de apresentar seus trabalhos com os emissores na pré e pós-emissão e as conclusões dessas revisões. No que diz respeito aos investidores, a iniciativa facilita a informação sobre o desempenho ambiental e a utilização dos recursos de títulos específicos, assim como para as autoridades do setor público, em que o GBTP se torna uma ferramenta de dados baseada em evidências para informar as discussões sobre taxonomias.

O recurso, gratuito, tem como objetivo fornecer uma referência para a divulgação das melhores práticas e apoio a todos os setores do mercado. “O Grupo Sabará está muito feliz por fazer parte de uma iniciativa tão importante, porque, além de oferecer informações transparentes sobre todos os seus processos e ações por meio dos greens bonds, ainda temos a certeza de que estamos no caminho. Isso mostra o quanto vale a pena que empresas, de qualquer porte, se engajem na busca de ações de extrema importância para um comportamento em prol da defesa de questões ambientais e sociais”, conclui Ulisses Sabará, CEO do Grupo Sabará.

Confira aqui o uso dos recursos e os impactos dos títulos do Grupo Sabará no Green Bond Transparency Platform (GBTP).

Acesse o 6º Relatório de Sustentabilidade – 2019/2020:

Assista o vídeo sobre o relatório: