Dia Mundial da Água: Grupo Sabará reforça importância do tratamento adequado da água para evitar doenças

Em 2021, o Brasil teve quase 130 mil internações por enfermidades de veiculação hídrica, além disso, a falta de água tratada ainda afeta cerca de 35 milhões de pessoas

 

São Paulo, março de 2023 – Desde 2010 a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o acesso à água limpa e segura e ao saneamento básico como direitos humanos fundamentais, mas segundo o Instituto Trata Brasil, só no país existem 35 milhões de pessoas sem o acesso à água tratada. Neste Dia Mundial da Água (22 de março), é importante trazer à tona o debate sobre a necessidade de soluções para o problema que atinge diretamente a saúde da população.

Em 2021, o Brasil teve quase 130 mil internações por doenças de veiculação hídrica, em que a água é o principal veículo de transmissão, como amebíase, giardíase, gastroenterite, hepatite e cólera.  “Para reverter esta realidade preocupante, o ideal é garantir investimentos e mais tecnologia para um melhor serviço de tratamento de água”, explica Lucas Donato, Gerente Comercial da Sabará Químicos, uma das maiores fabricantes em soluções para o mercado de tratamento de águas e distribuidora de cloro da América Latina.

“Hoje existem soluções eficazes para o tratamento de água, como o uso do dióxido de cloro, que apresenta elevado potencial oxidante e desinfetante, além de não formar trihalometanos e ácidos haloacéticos. Trata-se de uma das soluções mais seguras para tratamento de água com qualidade e sem desperdício”, explica o especialista sobre a solução que é utilizada na pré-oxidação em estações de tratamento de água, e funciona como um excelente neutralizador de odores, além de atuar na remoção de cor.

“É uma das barreiras químicas mais eficazes contra protozoários como a Giárdia e o Cryptosporidium, microorganismos responsáveis por surtos de doenças diarreicas que matam milhares de pessoas todos os anos, principalmente em regiões mais carentes, justamente onde o acesso ao saneamento é precário ou inexistente”, finaliza Donato.

Diox x Clorito de Sódio

Desde 2019, a produção de Dióxido de Cloro foi facilitada pela planta de Clorito de Sódio, em Santa Bárbara d’Oeste (SP), que transformou o Grupo Sabará no único fabricante de clorito na América Latina.

A fábrica oferece processos 100% automatizados, com maquinários da mais alta tecnologia, e referência na utilização de fontes renováveis de energia, que resultam em um Dióxido de Cloro com elevado grau de pureza e eficácia.

CEO Water Mandate

Também em 2019, o Grupo Sabará firmou compromisso com o CEO Water Mandate, uma plataforma que reúne líderes empresariais para enfrentar os desafios globais da água por meio da administração corporativa da água, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), governos e organizações da sociedade civil.

Ao participar da iniciativa, as empresas se conectam com as principais tendências de gestão corporativa da água e as melhores práticas inovadoras na área, fortalecendo seu compromisso em relação a práticas sustentáveis e o comprometimento com investidores, clientes, funcionários, comunidades e outros stakeholders.

O Grupo Sabará relata anualmente o progresso em relação à gestão corporativa da água, por meio da Comunicação de Progresso – COP, que também é utilizada para reportar-se ao Pacto Global da ONU, do qual é signatário desde 2007.

Sobre a Sabará Químicos

A Sabará Químicos e Ingredientes é uma das maiores fabricantes em soluções para o mercado de tratamento de águas e distribuidora de cloro da América Latina. Focada no desenvolvimento de tecnologias específicas, oferece soluções capazes de contribuir efetivamente para que as empresas de saneamento, públicas ou privadas, e as indústrias garantam o abastecimento de água a grandes populações urbanas e rurais.

Sobre o Grupo Sabará

O Grupo Sabará, com mais de 66 anos de história, é genuinamente brasileiro e reconhecido pela sua capacidade de inovação e adaptação. Por meio de seus vários ramos de atividade, o Grupo Sabará atua em todo o território nacional e possui distribuição em mais de 40 países ao redor do mundo. É especializado no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance, voltadas aos mercados de tratamento de águas, cosméticos, nutrição e saúde animal e às indústrias de alimentos e bebidas.

“Nosso contrato com a distribuidora prevê a entrega de energia 100% renovável para a unidade de Santa Bárbara d’Oeste. Mas, neste ano, obtivemos o IREC, um dos métodos aceitos pelo protocolo GHG, pacote internacional de padrões, orientações e ferramentas para que empresas e governos mensurem e gerenciem as emissões responsáveis pelo aquecimento global”, explica Giovanna Cappellano, coordenadora de ESG do Grupo Sabará.

Para Giovanna, o maior benefício proporcionado pelo uso desse tipo de energia é a redução na emissão de carbono, que superou a meta estabelecida. “Como a unidade representa mais de 85% da energia consumida em todo o Grupo Sabará, atingimos um grande volume e tornamos a produção mais limpa e menos agressiva ao meio ambiente. Com essa e outras ações, diminuímos em 5% das nossas emissões diretas em 2021 de forma líquida, mesmo com o crescimento da produção, o que superou a nossa meta anual de 4,2%”, afirma ela.

O Grupo Sabará é a primeira empresa do Brasil e a primeira do setor químico na América Latina a ter Metas Baseadas nas Ciências aprovadas pela Science Based Targets initiative (SBTi) – iniciativa global coordenada em parceria por ONU, CDP, WRI e WWF – e se comprometeu com a redução de 42% de suas emissões diretas de Gases de Efeito Estufa (GEE) até 2030.

Eficiência energética

O conceito de eficiência energética nada mais é que a redução do consumo e do gasto de energia, ao mesmo tempo em que se produz a mesma ou maior quantidade de produtos e serviços. Para isso, é necessário investir em processos.

“No Grupo Sabará, a unidade de Santa Bárbara d’Oeste foi montada com aparelhos de alta tecnologia, possibilitando o máximo de produção com o mínimo de energia. Os processos são planejados e monitorados para acontecer dessa forma, o que garante não apenas o uso de fontes limpas e renováveis, mas também a utilização de menos recursos”, finaliza Giovanna Cappellano.

Sobre o Grupo Sabará

O Grupo Sabará, com mais de 65 anos de história, é genuinamente brasileiro e reconhecido pela sua capacidade de inovação e adaptação. Há três gerações, o Grupo supera desafios e se destaca nos seus mercados de atuação. Seu compromisso com o bem-estar das pessoas ao redor do mundo vai além da oferta de produtos e serviços inovadores. Suas atividades levam em consideração as gerações futuras, com foco em soluções que garantam a sustentabilidade. Por meio de seus vários ramos de atividade, o Grupo Sabará atua em todo o território nacional e possui presença em países da América do Sul, América do Norte e Europa. É especializado no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance, voltadas aos mercados de tratamento de água no saneamento e indústria, nutrição e saúde animal e às indústrias de alimentos e bebidas. O desenvolvimento de seus produtos conta com o conhecimento e tecnologia 100% nacionais, fator que contribui para o Brasil se tornar referência em pesquisa de produtos em prol de um mundo sustentável.