Grupo Sabará impacta cerca de 6 mil famílias com o Programa de Valorização da Sociobiodiversidade®

A empresa, que atingiu em 2020 o maior faturamento anual em 64 anos, tem um trabalho ativo com os biomas brasileiros, que além de envolver comunidades quilombolas e indígenas, hoje contribui para a conservação de 1,9 milhão de hectares orgânicos de forma indireta por meio da valorização de produtos florestais não madeireiros

 O planeta clama por mudanças há décadas e, para o Grupo Sabará, empresa que há 65 anos participa de diversas atividades e iniciativas em prol de acelerar o progresso global, o momento em que vivemos é crucial para tentar mudar o jogo a favor de um planeta mais consciente e alinhado com o meio em que vive.

Ainda é preciso que essa mentalidade proativa se expanda no ramo corporativo. Seja no pequeno empresário ou nas grandes indústrias, ter uma postura de combate ao desequilíbrio é de suma importância para a sobrevivência do mundo em que vivemos.

Não à toa, o Grupo Sabará apresentou recentemente o seu 6º Relatório de Sustentabilidade – com diversos números e ações muito relevantes não só para o cenário brasileiro, mas também de uma maneira global durante os anos de 2019/2020 – e embora saiba que não exista perfeição na jornada pela sustentabilidade, sua maior intenção é compartilhar de modo transparente o caminho que a empresa tem percorrido e apontar de maneira clara a direção para a qual estão indo, pontuando erros, dificuldades, acertos e conquistas, e, assim, incentivar que outras empresas também participem de ações que fluam de encontro com o progresso sustentável e responsável.

No que diz respeito à biodiversidade, a empresa recebeu a classificação Ecovadis Gold pelo seu Compromisso Global com a Sustentabilidade e tornou-se membro do CEO Water Mandate, uma plataforma que reúne líderes empresariais para enfrentar os desafios globais da água por meio da administração corporativa, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU).

“Estes últimos dois anos foram mandatórios para que a empresa pudesse conquistar lugares em que ainda não tínhamos conseguido alcançar. Em 2019, recebemos o Selo de Uso 100% de Energia Renovável para a planta localizada em Santa Bárbara d’Oeste – SP e passamos a integrar a Biodiversity in Good Company, iniciativa global para a proteção e uso sustentável de biomas que reúne empresas de diversos países e articula a discussão de assuntos relevantes para a biodiversidade com outros atores políticos e sociais. Mesmo em um ano tão desafiador, nós nos orgulhamos por ter conseguido aumentar a nossa representatividade no Brasil e no mundo”, comemora André Tomazelli Sabará, Diretor de ESG, Marketing e Supply Chain do Grupo Sabará.

Nas cadeias químicas, especialmente a do cloro-álcalis, a questão de segurança ambiental é um ponto crucial, uma vez que o efeito saneante está atrelado à alta reatividade do produto que, se tratado de forma inadequada, pode gerar riscos às pessoas e ao meio ambiente. Quando o assunto é proteção, conservação e biodiversidade, a empresa atua preventivamente na diminuição de geração de resíduos e desperdícios, oferecendo logística reversa a quase 100% dos clientes nacionais das unidades de negócio BioE e Sabará Químicos e Ingredientes, contando com a reciclabilidade dos cilindros após o uso e o desenvolvimento de embalagens biodegradáveis para este setor.

No que diz respeito à Concepta Ingredients, uma de suas unidades de negócio, que conta com uma linha de mais de 100 ingredientes para os mercados de alimentos, bebidas, nutrição animal, farmacêutica veterinária, aromas e indústrias químicas e nutracêuticas, um dos maiores riscos envolve o uso predatório dos recursos da floresta e a ausência de práticas de manejo responsáveis, tanto em atividades extrativistas quanto em culturas do agronegócio. Sem o adequado planejamento, essas atividades podem levar ao desequilíbrio nos ecossistemas, extinção de espécies e exaustão dos solos. “Nossa atuação abrange uma abordagem com os fornecedores para o manejo sustentável das atividades extrativistas de substâncias naturais oriundas da biodiversidade brasileira. Atuamos nas comunidades com as quais nos relacionamos, valorizamos cooperativas e as comunidades tradicionais, contribuindo para a segurança dos biomas e territórios. E, atualmente, o uso de matérias-primas nacionais responde por mais de 90% do total de insumos adquiridos nos últimos três anos”, explica Ulisses Matiolli Sabará, CEO do Grupo e que foi reconhecido como um Local SDG Pioneer no Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 durante a conferência de Líderes do Pacto Global da ONU, em 2016, e que hoje representa este mesmo ODS pela iniciativa de Líderes com ImPacto do Pacto Global Brasil.

Esse compromisso se reflete de forma estruturada nas práticas de gestão da Concepta por meio do Programa de Valorização da Sociobiodiversidade®, que engaja comunidades, cooperativas e associações fornecedoras de insumos da biodiversidade por meio de iniciativas em quatro pilares (Desenvolvimento humano de maneira equilibrada, Conservação da água e da biodiversidade, Ética e transparência e Rentabilidade adequada), promovendo o respeito, a dignidade e a inclusão socioeconômica. Os resultados obtidos são:

  • + 6.930 famílias, incluindo comunidades quilombolas e indígenas, potencialmente engajados na cadeia de fornecimento da Concepta;
  • + 1,9 milhão de hectares orgânicos conservados de forma indireta através da valorização de produtos florestais não madeireiros;
  • + 27.896 pessoas impactadas indiretamente por essa relação;
  • R$ 7,5 mil em média de renda extra por tonelada por família por ano;

“A sustentabilidade é uma premissa de nossos negócios e está presente na forma como nos relacionamos com nossa cadeia de valor e diferenciamos nossas marcas no mercado, além de nortear cada atividade de nossos colaboradores no dia a dia”, conclui o CEO e Local SDG Pioneer.

As ações apresentadas são apenas uma parcela de todas as atividades que o Grupo movimenta. O relatório completo pode ser conferido em:

https://gruposabara.com/relatorio-de-sustentabilidade/

Assista aqui o vídeo sobre o relatório:

https://www.youtube.com/watch?v=-ZbqiHkvVVY

Feedback